terça-feira, 25 de novembro de 2008

Novas Oportunidades

Tenho saudades do meu trabalho. Daquela rotina que começava com o percurso entre a Covilhã e o Fundão, com a Estrela a espreitar do lado direito e a Gardunha a surgir mesmo à minha frente.
Recordo-me com grande precisão da escola. Fecho os olhos e estou a descer as escadas, a entrar no pátio grande, onde ouço o som das folhas das árvores agitadas pelo vento e os risos das crianças que brincam freneticamente no recreio. Chego à porta principal, percorro o hall de entrada, entro no Centro e de lá surge a voz do meu coordenador que, num tom paternalista, me pergunta: “menina Diana, anda a portar-se bem?”. Esta expressão faz-me sempre sorrir. Quer dizer, nem sempre, tem dias. Mas à distância, sim, faz-me rir.
Penso que vai ser mais um dia agitado: novas inscrições, sessões de acolhimento, entrevistas individuais, registar dados, identificar aptidões e interesses, traçar percursos escolares, profissionais, formativos e sociais, apresentar ofertas formativas... Depois os almoços com a I. e com a R. e as conversas feitas de pedaços de nós, do passado e do presente.
Recordo, também, os momentos em que a pressão era muita, em que o trabalho parecia sempre inacabado e em que sentiamos que estávamos a enlouquecer. E então relembras-me que não há trabalhos perfeitos e eu digo-te que estes momentos foram compensados por tantos outros de partilha e solidariedade. Não posso esquecer aquelas pessoas que trabalharam comigo diariamente, que me apoiaram em situações tão complexas e difíceis, que me fizeram esquecer e abstrair das minhas próprias circunstâncias.
Suspiro, talvez seja a nostalgia a tomar conta de mim...

10 comentários:

Liliana Cristóvão disse...

Como tu mesma intitulas, esta é uma nova oportunidade para ti!
Oportunidade para aprenderes e sobretudo para retirares desta experiência aquilo que todos devíamos retirar da vida: temos sempre de lutar, até ao fim, seja pelo que for!
E não te preocupes que em breve vais estar de volta a essa rotina e vais voltar a sentir que o trabalho nunca está terminado!!
E esta fase presente vai ser apenas algo que ficou para trás, mas que te deu força para seguires em frente.
Um beijo enorme, minha querida!

Anônimo disse...

Quando as vezes digo a alguns amigos que gosto da rotina, ficam normalmente a olhar para mim como se eu estivesse no mínimo louca! :o)
Mas é verdade… só quando interrompemos essa rotina, de que tantas vezes reclamamos, é que sentimos a falta dela. O teu relato retrata isso na perfeição.
Encara esta tua nova ‘rotina’ como uma fase que brevemente irá passar, uma rotina de renovação e de fortalecimento!
Daqui nada já estarás de volta ;o)
Um grande beijinho,

Barriguitas disse...

Priminha linda,
Estas "paragens" na nossa vida quotidiana dão-nos sempre a oportunidade de fazer imensas coisas que anteriormente não tínhamos tempo. Por isso, aproveita para pôr a leitura em dia (sempre com o lápis por perto! ;), para organizar as fotos dos ultimos anos, para ver muitos filmes, para pôr a conversa em dia com os amigos, para umas "bricolages"...e assim a nostalgia nunca se vai apoderar de ti ;)
Beijoca grande das priminhas

Anônimo disse...

Fofinha, decerto deves estar girissima, aliás quem é bonito, é sempre bonito!
Não tenho falado contigo, enfim, olha porque não sei, sabes que eu sou sempre um pouco cabeça no ar, e o tempo vai passando! Mas acredita, que todos os dias me lembro de ti e da nossa Andreia, continuo sempre à espera daquele telefonema, tu sabes, quero festejar!
beijinhos grandes e força, ah manda beijinhos ao teu esposo tb.
P.S.-é bom podermos dizer que admiramos pessoas "verdadeiras", e tu sabes o quanto de admiro
Mónica Lobo Gregório

Anônimo disse...

Pois é mesmo verdade estás LINDA! E vais ver que qdo crescer de novo vai renascer ainda mais forte e brilhante. nessa altura vamos festejar e aí poderei ver-te qual Fénix renascida. bjocas grandes, Marisa

joana disse...

Querida Diana:

É inevitável não ficar triste por teres de passar mais esta prova.Mas vai servir para ficares mais forte e veres o mundo de forma mais simples e transparente!Tens amigos à tua espera para festejar por isso quando te sentires mais triste pensa em nós que gostamos de ti!
Um beijo muito grande e não te esqueças que estou aqui!
Joana

Barros disse...

Pois é linda! O telefone sempre a soar, “Diana…” isto, “Diana…” aquilo, “Diana desculpa podes atender esta pessoa…”Oh Diana tenho um recado para ti…”, Diana, Diana, Diana, Diana. Vezes sem conta. E A “DIANA” ESTAVA SEMPRE EM TODAS, mesmo quando o “essa coisa” diabólica te veio alterar a rotina, mesmo depois de violentas sessões que te deixavam cansada, tu estavas lá, e sempre com um sorriso – só teu! Nessa rotina que por vezes te cansava e em muitas ocasiões te Stressava, tu conseguiste dentro dos teus limites ultrapassar, e é isso que também agora vai acontecer. Um beijo de alguém todos os dias se lembra de ti. Aguardo notícias tuas. Qualquer coisa eu estou “aqui” junto á Gardunha e á Estrela “branquinha”, que agora está linda á tua espera.

Isabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Isabel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

É verdade, sou uma desnaturada, já não passava por aqui há muito tempo. Não que não me lembre de ti todos os dias mas estou a tentar tratar do império que tu construíste para que tenhas orgulho na tua pupila.
Não és só tu que tens saudades dos almoços...
Qual é a probabilidade de uma fundanense que viveu 7 anos em Lisboa e uma marinhense (desculpa mas não me lembro do nome da tua terrinha mas convinhamos que não é um nome muito fácil de memorizar)que vive na Covilhã se encontrarem e terem tanto a ver?
Não querendo ser lamechas mas já sendo, tu e a R. foram mesmo o que eu estava a precisar nesta altura da minha vida.
Quanto ao teu blog, digamos apenas que quando for grande quero ser como tu.
Beijo grande da I para a Heide.