domingo, 14 de junho de 2009

Peso / Leveza

Milan Kundera escreveu no livro A Insustentável leveza do ser:

“Quanto mais pesado for o fardo, mais próxima da terra se encontra a nossa vida e mais real e verdadeira é. Em contrapartida, a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, fá-lo voar, afastar-se da terra, do ser terrestre, torna-o semi-real e os seus movimentos tão livres quanto insignificantes. Que escolher, então? O peso ou a leveza?”

“Pode sempre explicar-se o drama de uma vida através de uma metáfora do peso. Costuma dizer-se que nos caiu um fardo em cima. Carregamos com esse fardo, suportamo-lo ou não o suportamos. Lutamos com ele, perdemos ou ganhamos.”

A balança pendeu sempre mais para um dos lados. Nem sequer é difícil perceber qual. Mesmo assim, quando olho para trás sinto uma certa leveza. A leveza do peso que já passou.
Neste momento, impõe-se o jogo da paciência, de conhecer e respeitar as minhas próprias limitações, mas posso dizer que a recuperação, apesar de lenta, está no caminho certo. Um sinal disso, é que as consultas semanais passaram agora a ser quinzenais.

28 comentários:

Estreliña disse...

YUPI!

Tás a ficar fina!! hehe

Qd é que começas a beber? Já se pode mandar fazer a poncha?

lol

Beijinho grande!

Ps: o peso ou a leveza vão conduzir-te ao caminho certo!

Marisa Alves disse...

Sempre ouvi dizer, devagar se vai ao longe.

Assim vais saboreando tudo como se de um renascimento se tratasse.

Fico mt feliz por saber q tudo está a correr bem.

Bjocas grandes

Carla disse...

Que bommmmm , fico muito feliz por ti!!!!

Com peso ou leveza o que interessa é o sucesso de um ou de outro ... e para a frente é que é o caminho ... já estás perto da recta final .. no fim pensas nisso ... com peso mas saudável .... com leveza mas curada.... um ou outro pode aplicar-se....

Beijinhos

Carla

Liliana Cristóvão disse...

De outra maneira não poderia ser, minha querida!
Depois de toda a luta, agora é tempo de começar a saborear a vitória!
Mais um tempinho e vais estar óptima!
Estou tão contente por ver que estás a recuperar bem!!!
Beijo, beijo, beijo!

Anônimo disse...

ooh...ooh...ooh! não concordo nada, com essa coisa da vida ser 1 fardo! Jamais!... Quanto á leveza, considerando que ela é a nossa capacidade de sonhar...terá então, o peso dos nossos sonhos!... Com a experiencia que tens, concordas perfeitamente comigo, se te disser que a VIDA, é uma Dávida: uma grande "macheia" de Conchas, dadas pela Mão de Deus... Umas, tem Pérolas!... outras, areia!... ainda há as que estão vazias!... e até aquelas que tem algum tipo de vida, ainda que rudimentar... É isto que faz da Vida a Coisa fascinante que é! Sei bem o quanto queriamos encontrar sempre 1 pérola brilhante... e ela está lá!... apenas não tem o tamanho desejado. Quantas vezes rejeitamos 1 concha, pelo trabalho que nós dá a procura dessa pérola?
...Tantas vezes maldizemos a nossa vida e afinal, olhamos para trás, rimos de nós próprios e se refletirmos, chegamos á conclusão que valeu a pena, tudo o que vivemos e não mudariamos o rumo de nada... já li no teu blog, textos lindissimos, da tua autoria, sobre a Pérola que Tu És, Grande, Brilhante, Bonita, Desejada... Esta concha, agora é pra esquecer. Depressa, depressa, encontrarás 1 Concha capaz de enaltecer as tuas qualidades, vais ver! Confia em TI!
Tens a Dureza e a Beleza duma Pérola! Bjo grande da violeta

Mimi disse...

Há quem diga que “Deus coloca o fardo a medida das costas”.

Acredito que sim, que os maiores fardos só são colocados a quem tem mais capacidade de os carregar.

Por isso minha linda, agora que o fardo começa a estar cada vez mais leve, aproveita essa leveza para aproveitares o que a vida tem de melhor ;o)

Beijinhos

Anônimo disse...

Inacreditável como uma notícia má nos pode rasgar ao meio...Nao me sinto em mim, nao quero acreditar que partiste...nao pode ser...Tu ias ficar bem, ias ao meu casamento e tudo isto nao passava dum pesadelo. Hoje mais do que nunca estou a viver o pesadelo.
Adoro-te e o meu coração nao voltará a ser o mesmo sem ti...
Friends Forever

Mimi disse...

Alguém me pode esclarecer se o comentário do anónimo é verdadeiro ???

Marisa Alves disse...

Não consigo acreditar!!!! Dói tanto.....
até....

Anônimo disse...

....

A notícia apanhou-me de surpresa, e pensei vir aqui ao teu blog, para tentar perceber...alguma coisa!

Pessoalmente pensei que a tua situação seria só passageira, e que daqui por uns tempos estarias boa, e de volta à rotina do dia-a-dia... Assim não foi e se a vida tem injustiças, esta é uma delas.

Onde quer que possas estar, haverá sempre um lugar no qual te irás manter...

No coração dos teus amigos
Obrigado por tudo o que nos deste e proporcionaste, desculpa-nos as nossas possíveis faltas como amigos

Will miss you

Barriguitas disse...

Sim, Marisa, o comentário de Anónimo é verdadeiro.
A nossa querida Diana partiu ontem, dia 23 de Junho...
Eu ainda não acredito...
O céu desabou em cima de mim.

Mimi disse...

Barriguitas,

Eu costumava trocar mails com a Diana e estou ainda estarrecida com esta noticia. No ultimo mail que trocamos ela estava bem, dentro do normal numa recuperação de um auto-transplante.
A minha mãe teve o mesmo problema dela e nunca pensei que esse fosse o desfecho...

Beijo Grande a Diana e as minhas condolências aos familiares

Anônimo disse...

PÉROLA... PÉROLA... PÉROLA!
Uma VERDADEIRA PÉROLA para sempre, no coração dos teus amigos e de todos os que te amam. violeta

Liliana Cristóvão disse...

Amiga, não consigo acreditar que já não tás cá...
Só quero acreditar que estás em paz e que um dia nos vamos encontrar.
Fazes-me tanta falta!!!!!

joana disse...

Nem consigo acreditar! Sempre acreditei em ti...Espero que estejas em paz

Anônimo disse...

É verdade...

Adiamos telefonemas, adiamos seja o que for e quando vamos a ver partiu...

Lição dura que viveste...

Diana,
Que fiques descansada e vai ter com os teus amigos e familiares que já partiram.

Em paz e rodeada de luz e amor.

joana disse...

Amanhã estarei na tua despedida...mas no meu coração ficarás eternamente! Foi um prazer conhecer-te!Obrigada por isso

Fátima disse...

Não consigo acreditar que te foste embora... ao fim de tanta luta... não é possivel...
eu só estava bem quando tu estavas bem, Diana e agora... sinto-me tão sozinha... enfrentamos a nossa doença juntas... e não quero acreditar que perdeste... Diana eras tão especial para mim...

Carla disse...

Recordo-te com um sorriso que sempre tiveste......
Recordo-te com a força que s'o tu tiveste.....

Mas para sempre viverás no nosso coração......

Descança em Paz priminha....

Sofia disse...

Oh Dianinha...
Eu que não posso dizer que me vais fazer falta, porque nunca te conheci... mas que falei contigo..te dei força..e tantas coisas me ensinaste...

Um beijo enorme :(

Anônimo disse...

Di,
Eu sei que nas últimas semanas não falámos muito mas quero que saibas que não foi por não pensar em ti constantemente, é que estava a guarda-me para te fazer uma surpresa no dia dos teus 30 anos... Só espero que perdoes o meu silêncio... De qualquer forma, eu e a ourta mosqueteira voltámos a Picassinos e demos um abraço forte ao teu pai e ao teu maninho, muitos miminhos à tua mamys e como não podia deixar de ser, voltámos àquele sitio à beira-mar com o teu Hélio.
Já sentimos todos muito a tua falta...
I

Anônimo disse...

Foste... mas ficas na nossa concha Pérola... sim era isso que significavas para nós... Lembramos-te todos os dias com saudade... Dos teus T B e L

Unknown disse...

Querida Di, ontem despedi-me de ti...
Mas permanecerás sempre no meu coração como a pérola mais preciosa que conheci. Ficarás para todo o sempre gravada na minha alma. Hoje acordei a pensar que vivia um pesadelo. Mas a realidade "atropelou-me" que ainda não estou em mim. Serás sempre a minha querida amiga e choro a tua partida. O teu sorriso iluminará todos aqueles que privaram ctg e dar-nos-á forças para aceitar que estarás no Céu como uma estrelinha para nos guiar.O Céu ganhou a sua mais bonita estrela, descansa em paz minha querida.
Permanecerás sempre no meu coração...nunca esquecerei o teu sorriso

Sílvia e Victor

Anônimo disse...

Partis-te sem deixar o como nem o porque
Partis-te e deixaste-nos o vazio da tua ausencia
de tanta força que nos deste sempre que dela precisavamos eu aqui te deixo com essa mesma força um gande abraço e um beijinho especial que só a ti davamos

a união que nos ligava como familia próxima faz-nos soltar lágrimas, a nossa fraglidade foi atenuada mas a tua presença está em cada um de nós no tão especial lugar que te está reservado em cada um de nós

como exemplo de coragem eu te venero prima

fica sempre tanto por dizer e por fazer prima

um beijinho de saudade
Mário André.

joana disse...

Querida, Ontem na tua partida todos se juntaram e choraram de tristeza e dor pelo choque, pela injustiça de ver alguém que sempre lutou e não conseguiu saborear a sua vitória!
Não me parece verdade o que aconteceu mas agora que ficas nos nossos corações recordamos o teu sorriso que nos dá força para continuar!

Barros disse...

Tenho adiado o meu registo no teu blog, desde da 1:30 de terça até hj, o pensamento tem sido o mesmo e a falta de palavras não têm surgido.
Fica o abraço por dar, fica a tua voz que ainda consegui ouvir, fica a imagem de Picassinos... e fica a tua imagem para sempre. Até já Di.

Barriguitas disse...

Priminha,
O fardo da tua ausência é difícil de suportar. Torna o meu coração pesado e traz-me uma dor no peito que é constante, que teima em querer ficar.
Aos poucos vou aceitando a tua partida sem perguntar porquê. Vou aprendendo a fazer o que tu sempre nos ensinaste: a aceitar o caminho com determinação e sempre com um sorriso...(mas é tão difícil conseguir sorrir no meio de tanta dor!)
Obrigada, priminha, por teres feito parte do nosso Mundo, pela lição que nos deste, pelo teu sorriso encantador, pela tua ternura, pela tua amizade, pela pessoa tão especial que foste.
No dia da tua partida disseste-me "Já viste, priminha, só me acontecem coisas...", e eu respondi-te para não te preocupares, que a partir de agora só te iam acontecer coisas boas. E é nisso que eu quero acreditar, que estejas onde estiveres, só te estão a acontecer coisas boas.
Deixas tanta saudade, priminha...
Vais estar sempre nos nossos corações e no nosso pensamento.
Um beijo de saudade

Cátia, Bruno e Maria Rita

Estreliña disse...

e dói... e dá um aperto no coração... e dói....

Por instantes sinto-me perdida nesta vida...

Porra, para quê combater? Vimos cá, passamos, e quando estamos a viver... vamo-nos...

A vida é assim.. incerta, injusta e intolerante...

..... não tenho palavras...

Desde terça feira que tenho uma vontade de pegar no telemóvel e ligar-te, e ouvir-te...

Ainda nao acredito.. NAOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

Vou sentir a tua falta...


Élio,

um beijinho grande!

:(:(:(

Cristina