segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A fase do luto

Todos temos os nossos problemas e quando são nossos - e, sobretudo, porque são nossos - parecem enormes, gigantes, irreparáveis. Muitas vezes acabamos por formular teorias, construímos os cenários possíveis, andamos em círculos até conseguirmos lidar com eles, até conseguirmos agir, enfrentar a situação, tomar uma ou mais decisões, escolher o que fazer, como fazer.
Ao longo deste último ano passei por várias fases, algumas delas facilmente identificáveis neste blog. A fase da apatia foi só mais uma.
Agora acho que estou a passar pela fase do luto e , ao contrário do que a maior parte das pessoas possa pensar, eu acredito que esta fase é importante ser vivida, por ser sinónimo de uma maior consciência e aceitação perante aquilo que me está a acontecer.
Estou de luto por ter perdido a minha saúde, por estar doente, por me ter caído o cabelo, por deixar de trabalhar, por ver as pessoas que amo a sofrer, por andar encharcada em medicamentos, por estar inchada, por estar sempre em estado de alerta máximo, por sentir um cansaço extremo, por demorar demasiado tempo a recuperar, por ter consciência que a minha vida levou uma reviravolta e que jamais voltará a ser a mesma, por não poder comer tudo quanto gostaria, por não poder desfrutar do sol, por não poder andar no meio da multidão, por ...

Todos perdemos coisas. Umas vezes são coisas importantes, outras não passam de coisas insignificantes.
Acredito que é preciso fazer o luto pelas coisas importantes que perdemos para podermos seguir em frente.

6 comentários:

Estreliña disse...

**************************************************************************************************************************************** :)

Anônimo disse...

Um dia a minha irmã contou-me um caso lá do trabalho que mexeu mt com o pessoal. Não por ser um idoso q estivesse na ignorância do q s passava nem por ser uma criança q nem tinha pedido para vir ao mundo e já se encontrava a passar por problemas destes como infelizmente acontece.Era um Engº de cerca de trinta anos q tal como tu assim q lhe surgiu a doença pesquisou tudo o q havia para pesquisar sobre ela e como tal sabia de cor tudo o q ia passar. Eles não sabiam ao certo o q lhe dizer pois ele já sabia o se ia passar. Eles nem sabiam o q lhe dizer...
Acredita q a quem está do teu lado, seja familia, amigos ou médicos tb não é fácil. É importante fazeres esse luto até pq o q não nos deita abaixo, torna-nos mais fortes, mas é normal q as pessoas fiquem preocupadas.
Não diexes nunca de exprimir o q sentes, seja optimismo ou derrotismo pois só sabendo o q verdadeiramente sentes é q te podemos apoiar.
Beijos.

Anônimo disse...

Tens razão Pérola, os nossos problemas têm normalmente a dimensão do mundo!
Aprendi com a doença da minha mãe, que de facto os meus problemas não são problemas comparativamente os de muitas pessoas.
Comparados com os teus, por exemplo, traduzem-se em nada.
Também eu fiz o meu luto, quando caminhei durante 2 anos para o hospital, também eu acreditei que não havia possibilidades de retorno, que nunca mais a minha vida iria ser a mesma, pelo facto de não conseguir sequer aceitar a ideia de perder a minha mãe!
E este luto fez-me bem, aprendi a valorizar mais as pessoas de quem gosto, e consequentemente a encarar a vida com uma óptica mais positiva.
Por ironia ou não, são os momentos de grande dor e sofrimento que nos fazem crescer … com eles não subimos, mas galgamos muito patamares.
Mas o tempo acaba por suavizar todo esse mal, e com ele tudo volta ao normal.
A tua vida vai voltar a normalidade e daqui a muitos anos terás uma historia de luta e coragem para contares aos teus netos! ;o)

Um grande beijinho e força !

Liliana Cristóvão disse...

thNão posso deixar de dizer que me surpreendeu bastante o teu desabafo.
Sempre que venho aqui fico um pouco mais rica: ao perceber como lidas com tudo, ajuda-me e dá-me força para continuar. Irónico, não é? É suposto ser eu a animar-te e a dar-te força para seguires em frente!
Concordo inteiramente ctg: fazer o luto alivia-nos a alma, tira-nos o peso de cima e deixa-nos prontos para mais batalhas.
A tua batalha está perto do fim, só falta mais uma guerra.
E só fazendo o luto vais ter a força e a coragem que sempre tiveste para enfrentar tudo!
Para a frente, amiga; daqui a uns tempos serás uma mulher renovada e muito, mas muito mais forte.
Beijos!

Barriguitas disse...

Priminha, como já te dizia no outro dia, também acho importantíssimo viveres esta fase tal como tem de ser vivida; o sentimento de tristeza e de perda faz parte dela e ainda bem que o sentes; só assim ganhas todas as armas para enfrentares as ultimas batalhas que se avizinham.
E vais ver que vais voltar a fazer tudo quanto tens saudades, ainda mais rápido do que pensas!Muita força!
Um abraço forte

Anônimo disse...

"luto"- palavra que traz com ela um sentimento de grande tristeza, de revolta...
É o luto que nos faz aceitar (ou talvez não) o que perdemos...
Nesta fase pensamos no que podiamos ter feito e, não fizemos... no que podiamos ter dito e, não dissemos...
Mas quando esse luto passar... LINDA PÉROLA, vais brilhar! vais amar! vais ser feliz, muito feliz!!!
Até porque, a tua luta é nesse sentido que caminha!
TU MERECES! e vais CONSEGUIR!