segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A Sombra do Vento

Este livro fazia parte de uma lista antiga que eu trazia no bolso sempre que entrava numa livraria. Por diversas vezes, estive com ele na mão, indecisa, até que o tempo disponível e a curiosidade falaram mais alto e acabei por o comprar e “devorar” rapidamente. O meu instinto estava certo. A história é fascinante e envolvente desde o primeiro parágrafo.

“Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.”

“(...) até aquele momento não tinha compreendido que aquela era uma história de gente só, de ausências e de perda, e que por essa razão me tinha refugiado nela até a confundir com a minha própria vida, como quem escapa através das páginas de um romance porque aqueles que precisa de amar são apenas sombras que vivem na alma de estranho.”

“Às vezes julgamos que as pessoas são décimos da lotaria: que estão ali para tornar realidade as nossas ilusões absurdas.”

“Bea diz que a arte de ler está a morrer muito lentamente, que é um ritual íntimo, que um livro é um espelho e que só podemos encontrar nele o que já temos dentro, que ao ler aplicamos a mente e a alma, e que estes são bens cada dia mais escassos.”
Carlos Ruiz Zafón

3 comentários:

Anônimo disse...

Se há coisa que eu realmente gosto muito é de ler!
Para mim, um bom livro é das melhores coisas que posso receber (na falta dos anéis de diamantes, claro! :o)))
Tento incutir o gosto da leitura ao meu filhote que ainda agora está a aprender a ler.
Acho que a leitura é de facto enriquecedora e que um bom livro nos faz sonhar e viajar, mesmo sem sairmos do sofá!
Como já percebi que também gostas de ler, deixo-te aqui um link de um blog da Margarida Rebelo Pinto para te ires entretendo nas horas vagas. http://sol.sapo.pt/Blogs/margaridarebelopinto/default.aspx
Espero que gostes ;o)
Beijinhos,

joana disse...

Também eu adoro ler e em momentos mais difíceis na minha vida um livro, uma historia ajudou imenso...não sei que tipo de histórias gostas de ler mas tenho bastantes livros com histórias maravilhosas que podemos partilhar! Deixo este blog para veres, vais gostar (e também fala deste livro que leste)http://estante-de-livros.blogspot.com/

pérola disse...

Obrigada às duas pelas sugestões!!!
Com todo este tempo livre preciso mesmo de ideias e principalmente de me distrair...
Beijinhos grandes